A NÃO IDENTIDADE COM SUA AUTO-IMAGEM PODE LEVAR À DEPRESSÃO

EMAGRECENDO

20 de junho de 2011

ENDOCRINOLOGIA – NEUROENDOCRINOLOGIA: TRAUMA DE INFÂNCIA

ESTÁ ASSOCIADO A PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM, COMPORTAMENTO PSICOLÓGICO E DESENVOLVIMENTO FÍSICO DA CRIANÇA, SENDO QUE NESTE ÚLTIMO CASO A CRIANÇA PODE APRESENTAR OBESIDADE (SOBREPESO, OBESIDADE, OBESIDADE ABDOMINAL, INTRA-ABDOMINAL, CENTRAL, VISCERAL).

E A OBESIDADE É UM FATOR DE RISCO PARA PROBLEMAS DE SAÚDE CRÔNICOS NA IDADE ADULTA, COMO DIABETES MELLITUS TIPO 2, HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA, DISLIPIDEMIA (ALTERAÇÃO DO COLESTEROL TOTAL, LDL MAU-COLESTEROL, HDL BOM-COLESTEROL, TRIGLICÉRIDES), OBESIDADE VISCERAL, PROBLEMAS RESPIRATÓRIOS, CULMINANDO COM PROBLEMAS CARDIOVASCULARES, PODENDO LEVAR ATÉ AO ÊXITO LETAL.


Trauma na infância está correlacionado à aprendizagem, à problemas comportamentais e à obesidade. Experiências traumáticas na infância incluindo abuso, negligência, histórias de violência doméstica e da comunidade são importantes preocupações de saúde pública, uma vez que estas experiências negativas refletem no comportamento psicológico, na aprendizagem e desenvolvimento físico da criança, sendo que neste último caso a criança pode apresentar obesidade (sobrepeso, obesidade, obesidade abdominal, intra-abdominal, central, visceral) e a obesidade é um fator de risco para problemas de saúde crônicos na idade adulta, como diabetes mellitus tipo 2, hipertensão arterial sistêmica, dislipidemia, obesidade visceral, problemas respiratórios, culminando com problemas cardiovasculares, podendo levar até ao êxito letal. 
Foram avaliados os registros médicos de 701 crianças e cada evento traumático recebeu pontuação de 0 à 9. Atitudes clínicas referidas pelos pediatras, baseadas em ambas as observações, ou seja, observações objetivas do aprendizado (baixo rendimento escolar) e observações objetivas comportamentais (história de comportamento violento) foram utilizadas para a classificação de problemas de aprendizado e alterações comportamentais. As crianças com sobrepeso ou obesas (sobrepeso, obesidade, obesidade abdominal, intra-abdominal, central, visceral) foram definidas pelo IMC que estava acima do normal. Pelo menos uma categoria de experiência adversa na infância foi documentada na maioria dos pacientes, ou seja, em 471 crianças, e 4 ou mais experiências adversas na infância foram documentadas em 84 crianças. 
As pontuações de experiências adversas na infância aumentou, e a exposição a 4 ou mais categorias de experiências adversas na infância, foram associadas com um risco aumentado de aprendizagem/problemas de comportamento e obesidade. Nesta avaliação verificou-se uma prevalência significativa de categorias diferentes de experiências adversas na infância ocorridas numa população urbana. Os resultados desta avaliação demonstram a necessidade tanto para triagem das experiências adversas na infância entre os jovens em áreas urbanas e para o desenvolvimento de prevenção primária eficaz e modelos de intervenção precoce.
Avaliações futuras devem olhar prospectivamente para observar se intervenções precoces específicas podem atenuar o risco de problemas crônicos, tais como a aprendizagem/ problemas de comportamento e obesidade, e se fazer uma avaliação geral se a intervenção precoce pode reduzir o risco de eventos adversos subsequentes.

Dr. João Santos Caio Jr.
Endocrinologia – Neuroendocrinologista
CRM 20611

Dra. Henriqueta V. Caio
Endocrinologista – Medicina Interna
CRM 28930



Como Saber Mais:
1. Trauma na infância está correlacionado à aprendizagem, à problemas comportamentais e à obesidade...
http://pesocontrolado.blogspot.com

2. Experiências negativas na infância refletem no comportamento psicológico, na aprendizagem e desenvolvimento físico da criança...
http://emagrecendocontinuar.blogspot.com

3. As crianças com sobrepeso ou obesas (sobrepeso, obesidade, obesidade abdominal, intra-abdominal, central, visceral) foram definidas pelo IMC que estava acima do normal...
http://imecobesidade.blogspot.com

AUTORIZADO O USO DOS DIREITOS AUTORAIS COM 

CITAÇÃO DOS AUTORES ET REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA. 

Referências Bibliográficas:
Nadine J. Burke, MD, MPH, do Departamento de Pediatria, California Pacific Medical Center , Bayview Centro de Saúde da Criança, em San Francisco, e colegas; Centro de Saúde da Criança Bayview em San Francisco; Negl Abuso Infantil .Publicado on line 08 de junho de 2011.









Contato:
Fones: (11)5572-4848/ (11) 2371-3337/ ou 98197-4706 TIM
Rua: Estela, 515 – Bloco D -12ºandar - Conj 121/122
Paraiso - São Paulo - SP - Cep 04011-002
e-mails: vanderhaagen@gmail.com

Site Clinicas Caio

Site Van Der Haagen Brazil